Documentação- Estudantes Visitantes

  • Admissão e Registo de Visitantes 

Todos os estudantes Estrangeiros, com excepção dos oriundos da União Europeia, necessitam de um visto de permanência em Portugal. Os Estudantes Erasmus Mundus oriundos de Países Terceiros deverão iniciar os procedimentos com alguma antecedência, pois estes podem ser muito burocráticos.

Os Estudantes deverão contactar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de modo a informar sobre o tempo de permanência em Portugal e efectuar todos os registos necessários. O Registo no SEF é necessário sempre que o período de estudo for superior a 3 meses.

Devido à Pandemia COVID aconselhamos todas as pessoas em mobilidade a que se registem nos portais de viajantes dos respetivos países de origem, de modo a poderem receber informação útil durante a estadia.

Estudantes/Staff com necessidade de apoio diferenciado: no caso de apresentar necessidade de apoio diferenciado deve contactar o GRI ( gri@ipt.pt) de modo a que o possamos orientar e acompanhar de modo adequado e personalizado. 

  • Documentos necessários antes da chegada ao IPT

Para o Estudante Internacional em mobilidade 
O Estudante deverá informar o Gabinete de Relações Internacionais (GRI) da sua intenção e esta deverá  ser oficialmente confirmada pela Instituição parceira de envio. 
O Estudante internacional deverá enviar ao GRI a Ficha de Candidatura , 1 fotografia, e o Certificado de Notas da Instituição de origem; caso seja estudante ERASMUS+ deverá enviar este Acordo de Estudos - NOTA: para o ano lectivo 23/24 os acordos de estudos têm de ser efetuados via OLA e respetiva APP (https://learning-agreement.eu/ ) ou este Acordo de Estágio; se efetuar a sua mobilidade ao abrigo de outro programa ou ao abrigo de protocolo bilateral deverá enviar este Acordo de Estudos ou este Acordo de Estágio.   No caso do estudante internacional pretender candidatar-se a alojamento na Residência do IPT deve enviar esta Ficha de candidatura a Alojamento. Os documentos deverão estar completamente preenchidos, assinados e carimbados. O estudante deverá ser portador do Seguro Europeu de Doença para o período de estudo em Portugal ou em alternativa de seguro apropriado para o efeito.

Para o Professor/Funcionário Internacional em mobilidade:
O Professor/Funcionário  deverá informar o Gabinete de Relações Internacionais (GRI) da sua intenção e esta deverá  ser oficialmente confirmada pela Instituição parceira de envio.
O Professor/Funcionário deverá enviar ao GRI a Ficha de Candidatura , o CV em Inglês, ; caso seja Professor ERASMUS+ deverá enviar esta Missão de Ensino e caso seja Funcionário Erasmus+ deverá enviar esta Missão de Formação; se efetuar a sua mobilidade ao abrigo de outro programa ou ao abrigo de protocolo bilateral deverá enviar esta Missão de Ensino ou esta Missão de Formação.   No caso do Professor/Funcionário em mobilidade  pretender candidatar-se a alojamento na Residência do IPT deve enviar esta Ficha de Candidatura a Alojamento. Os documentos deverão estar completamente preenchidos, assinados e carimbados. O Professor/Funcionário deverá ser portador do Seguro Europeu de Doença para o período de estudo em Portugal ou em alternativa de seguro apropriado para o efeito.

  • Estadia

Depois da chegada o Estudante deverá contactar o professor Coordenador Erasmus do Departamento de acolhimento e efectuar o registo na Escola e ainda o GRI para entregar uma cópia dos seus documentos identificadores.

  • Final do Período de Estudos

O Departamento e a Escola de Acolhimento preparam a Transcrição de Notas a enviar à Instituição parceira, com base nos acordos de estágio ou estudos acima referidos. O aluno, professor ou staff deverão solicitar o certificado Erasmus ao GRI, presencialmente, no último dia da sua permanência. 

Nota: os documentos anexos encontram-se em Inglês para facilitação da cooperação entre Instituições