Projeto Erasmus+ MAGNUS - AC2 - Desenvolvimento de Capacidades

 
 
Sobre o projeto

Desenvolvimento de programas de Mestrado em Aplicações Móveis e Game Design em universidades parceiras. 

( mais informação aqui:  https://magnus2020.org/ ) 

O objetivo principal do projeto é melhorar a qualidade do ensino das TI e a empregabilidade dos licenciados em TI das universidades RU e AZ, através da introdução do programa de mestrado de última geração em conformidade com os princípios de Bolonha. 

Objetivos específicos do projeto:

- Desenvolver um novo programa interdisciplinar de mestrado multidisciplinar de alta qualidade em aplicações móveis e

- Game design em conformidade com os princípios de Bolonha e adaptando simultaneamente as melhores práticas da UE;

- Melhorar as competências do pessoal docente em ensino/aprendizagem;

- Criação de laboratórios de estudantes.
 

Durante a vigência do projeto, serão realizadas as seguintes tarefas:

- Identificação das competências-chave dos futuros licenciados através de um inquérito às empresas de TI;

- Definição dos resultados de aprendizagem globais e dos resultados específicos do programa;

- Desenvolvimento de currículos de mestrado estruturados por módulos;

- Formação de professores parceiros nos mais recentes métodos de ensino/avaliação (T&A);

- Desenvolvimento de módulos e cursos, nomeadamente cursos de inglês;

- Atualização dos cursos existentes em termos de métodos e conteúdos de ensino/avaliação (T&A);

- Introdução dos mais recentes métodos de ensino/avaliação (T&A) e mecanismos de avaliação de qualidade;

- Criação de novas unidades - laboratórios de design - em universidades parceiras, com o objetivo de proporcionar formação prática aos alunos participantes no programa e desenvolver projetos de TI;

- Formação de pessoal de laboratório - formadores - em competências empresariais;

- Formação de estudantes em competências empresariais através de workshops e cursos on-line;

- Realização de dois cursos internacionais de Verão;

- Implementação de esquemas de mobilidade entre as universidades parceiras e as universidades da UE e os membros parceiros;

- Realização de estágios para estudantes.

- Formação de um círculo mais vasto de professores sobre os métodos de ensino/aprendizagem (T&L) através de um vasto programa de formação on-line

- Pacote de recursos de T&L e workshops de formação.
 

Espera-se que no final do projeto:

Os professores e alunos em PCs estejam cientes dos objetivos, atividades e resultados do MAGnUS e se comprometam com este processo; os professores tenham adquirido novas competências de ensino/aprendizagem que contribuam para o bom funcionamento dos programas de mestrado; os alunos tenham adquirido competências profissionais únicas e tenham a oportunidade de estudar no estrangeiro no âmbito de programas de intercâmbio e competências para criar as suas próprias empresas. Os alunos tenham tido oportunidade de melhorar as suas competências interculturais através do trabalho em equipas de projeto internacionais conjuntas. Os empregadores tenham à sua disposição diplomados com as competências necessárias.

Durante a vigência do projeto, os principais grupos-alvo - professores e estudantes – terão oportunidade de participar diretamente nas atividades do projeto - workshops, formações, aulas, cursos de verão, equipas de projeto conjuntas - e através de instrumentos online e eventos especiais de disseminação e promoção - workshops nacionais e a conferência final do Projeto.

 Os currículos de todas as universidades parceiras serão enriquecidos com novos programas de mestrado de última geração, desenvolvidos em conformidade com o espírito de Bolonha, adaptando simultaneamente as melhores práticas da UE. Os estudantes inscritos receberão formação com a utilização de métodos avançados de ensino/aprendizagem. Adquirirão competências muito procuradas no mercado de trabalho. Terão também a oportunidade de

alargar os seus horizontes culturais e académicos através da participação em programas de mobilidade. Os estudantes receberão também formação em competências empresariais e poderão transferir os seus projetos para a criação da sua própria empresa. Os docentes melhorarão imenso o seu nível de qualificação, participando em sessões de formação tanto no estrangeiro como no seu país, estudando as melhores práticas da UE e aplicando-as no desenvolvimento de módulos, métodos e mecanismos de avaliação de qualidade. Os professores reforçarão as suas ligações internacionais e beneficiarão a nível académico com a participação em novos eventos. As suas competências linguísticas também serão melhoradas através da comunicação com parceiros internacionais. Os parceiros empresariais associados e as universidades criarão parcerias fortes, enriquecendo assim o desempenho mútuo. O impacto global a nível local é uma melhoria considerável da qualidade da educação e do reforço das relações com os parceiros empresariais.


Parceiros: