Todos os estudantes estrangeiros, exceto os oriundos da União Europeia, necessitam de uma autorização de permanência em Portugal. Se é um Estudante Erasmus Mundus, de um país fora da UE, deve estar muito atento, pois em alguns casos os procedimentos para obter um visto podem ser muito morosos e burocráticos.
Aconselhamos que se registe no seu país junto da Entidade competente como viajante, para que esta o possa ajudar durante a sua mobilidade.
Todos os estudantes devem contactar os Serviços de Estrangeiros e Fronteiras para informar sobre o período e duração dos estudos no IPT e completar todos os procedimentos de registo. Este registo aplica-se a todos os estudantes que permaneçam em Portugal por um período superior a 3 meses.
Se a situação pessoal necessitar de um acompanhamento especial, pf contacte-nos via gri@ipt.pt.
Um estudante que pretenda estudar no IPT deverá entrar em contacto com o Gabinete de Relações Internacionais (GRI) do IPT. Esta informação deverá ser confirmada pela Instituição de origem.
O Estudante deverá enviar ao GRI:
Em todas as situações, se pretender candidatar-se a alojamento, preencha o formulário de candidatura AQUI.
O professor e o pessoal devem informar o IRO sobre o plano de mobilidade e este deve ser confirmado pela Instituição de origem.
O IRO deve receber:
Durante a sua estadia
Após a chegada, o aluno deve contactar o IRO, e entregar uma cópia do seu Bilhete de Identidade ou Passaporte. O estudante deve também contactar o seu coordenador no IPT, de modo a iniciar a sua inscrição na Escola.
No final da sua estadia
O Departamento de Acolhimento e a Escola preparam um Transcript of Records a ser enviado para a instituição de origem do estudante, com base nos Acordos de Formação ou de Aprendizagem de Estudo acima referidos. No último dia da estadia, o IRO entregará também ao estudante, ao professor ou aos funcionários um Certificado Erasmus, comprovando o período passado no IPT.